Secretaria de Esporte e Lazer abre capacitação para novo edital de Espaços Esportivos do PAC

Em videoaula pela internet, técnicos da secretaria estadual vão esclarecer dúvidas sobre as inscrições no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) voltado à construção de espaços esportivos comunitários, que terminam no próximo dia 10/11
A Secretaria estadual de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro vai promover nesta sexta-feira (27/10), uma vídeoaula para orientar gestores e servidores públicos dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro sobre as inscrições no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) voltado à construção de espaços esportivos comunitários, lançado no último dia 09 pelo Governo Federal. Será às 10h, ao vivo, no Instagram da secretaria (@EsporteGovRJ).
Os Espaços Esportivos Comunitários são equipamentos públicos, multiuso, destinados a atividades físicas, esportivas e de lazer, para todas as idades. O prazo de inscrição dos projetos vai até 10 de novembro. Estão previstos investimentos de R$ 300 milhões do Orçamento-Geral da União para a construção de 200 espaços, localizados em áreas de vulnerabilidade social.
- Neste novo edital do PAC, o esporte confirma seu importante papel para a promoção de uma vida ativa e saudável para todas as idades, sobretudo, nos territórios periféricos, de maior vulnerabilidade social, que são o foco do programa. Além de contemplar novos espaços esportivos comunitários, o programa garante investimentos para a conclusão de obras iniciadas em parceria com os municípios, o que é uma ótima oportunidade de dar andamento a projetos parados e fazer do esporte uma poderosa ferramenta de inclusão social – disse o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
Na vídeoaula, técnicos da Secretaria estadual de Esporte e Lazer também vão orientar sobre o limite de propostas que podem ser enviadas por região, que varia de acordo com a população de cada município.
As propostas deverão ser inscritas por meio de uma carta-consulta eletrônica, na qual deverão ser anexados os documentos que comprovem todas as exigências previstas no edital do programa, além de fotos, declaração de posse do terreno, mapa georreferenciado e lista de espaços esportivos educacionais, de saúde e de assistência social localizados próximos a área escolhida para a obra.
- Para facilitar o encaminhamento das propostas, o Ministério do Esporte disponibilizou um manual de instruções com um passo a passo do processo seletivo. Mesmo assim, estamos recebendo demandas com algumas dúvidas de prefeituras e secretarias, e por orientação do secretário Rafael Picciani vamos realizar a vídeoaula para reforçar as orientações essenciais. O prazo é curto, termina agora em novembro, e quanto mais por dentro das regras, mais chances o Rio de Janeiro tem para conquistar novos espaços esportivos para a população – afirmou a subsecretária Andrea Barbosa.
A vídeoaula realizada pela área técnica da Secretaria estadual de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro será transmitida ao vivo pela página do Instagram da secretaria: @EsporteGovRJ. Após a transmissão, o vídeo ficará disponível no feed do Instagram, no Facebook e no canal do Youtube da Seel. Outras informações, acesse www.esporte.gov.rj.br