Rio de Janeiro leva a maior delegação para os Jogos da Juventude em 2023

Time RJ tem 169 atletas entre 15 e 17 anos que durante o mês de setembro vão disputar 18 modalidades na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo; delegação contou com apoio do governo estadual com fornecimento de transporte e kit-atleta
O desporto juvenil está em alta. A delegação do TimeRJ, que representa o Estado do Rio, embarcou nesta quarta-feira (30/08) rumo à cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo, para disputar os Jogos da Juventude sob os olhos atentos dos representantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Organizador do evento, o COB vai reunir cerca de 4.500 das 27 unidades federativas, a partir do dia 1º de setembro, para competir em 18 modalidades olímpicas. O Rio participa com a maior delegação do país: 203 integrantes (06 dirigentes, 28 técnicos e 169 atletas; 85 meninos e 84 meninas), que viajam com apoio do Governo do Estado.
– O esporte é uma ferramenta poderosa para desenvolver as habilidades de nossas crianças e jovens, além de ajudar a descobrir novos talentos. O Governo do Rio trabalhou com todo empenho para garantir a participação dos nossos atletas nos Jogos da Juventude. Uma delegação repleta de talentos que muito em breve, tenho a certeza, veremos em competições olímpicas ou construindo carreira sólida no alto rendimento. Desejamos desde já boa sorte a todos – disse o secretário de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
Além de transporte e lanche, o Governo do Rio forneceu ao TimeRJ um kit-atleta composto por mochila, uniforme de gala e de competição, tênis e meias. O material foi entregue pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer como parte do apoio aos jovens atletas.
– Talentos nossos atletas já têm de sobra. Então trabalhamos para que a participação do Rio de Janeiro fosse impecável também fora das quadras. Cuidamos de levá-los com o máximo de conforto a Ribeirão Preto, para participação deles na cerimônia de abertura. É continuaremos lá. Lado a lado durante os jogos– afirma a subsecretária estadual de Esporte e Lazer, Andrea Barbosa.
Além de ser a maior equipe dos Jogos da Juventude, o Rio de Janeiro também tem a única delegação que vai competir em todas as 18 modalidades. Diante dos números, o chefe da delegação fluminense, João Lucas Orsay, diz que é inevitável controlar a expectativa por algum destaque no pódio.
– Vamos para os Jogos da Juventude com um grupo recheado de grandes atletas, todos preparados e focados em colocar o Rio de Janeiro entre os três primeiros estados no quadro geral de medalhas – afirmou Orsay.
As modalidades disputadas são: Águas Abertas, Atletismo, Badminton, Basquete, Ciclismo, Esgrima, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Natação, Taekwondo, Tênis de Mesa, Tiro com Arco, Triatlo, Vôlei de Praia, Voleibol e Wrestling. A delegação de Handebol do Time-RJ é a maior e reúne 28 atletas, enquanto a menor, do Triatlo, conta apenas com o jovem Gustavo de Lima Pipa, de 15 anos, para batalhar pela vitória.
COB garante estrutura máxima
O Comitê Olímpico Brasileiro explica que os Jogos da Juventude buscam proporcionar aos atletas de 15 a 17 anos a experiência de participar de uma competição de grande porte com alguns dos mesmos serviços oferecidos às delegações de alto rendimento do Time Brasil.
Durante os 17 dias de disputa, o COB vai disponibilizar aos atletas o trabalho de seu Centro de Avaliação e Performance, com profissionais de equipes multidisciplinares que vão mapear a performance dos competidores para formação de um banco de dados do Laboratório Olímpico.
– É um evento grandioso, que, em termos de dimensão, só perde para os Jogos Pan-americanos dentro das Américas. Para o COB, é também a porta de entrada para o caminho olímpico, considerando que muitos medalhistas mundiais e olímpicos passaram pelos Jogos da Juventude – afirmou Kenji Saito, diretor de Desenvolvimento Esportivo do COB, à frente dos Jogos da Juventude.
De acordo com Saito, a organização dos Jogos da Juventude também contempla a formação integral dos jovens com experiências que vão além do ambiente de competição. Pela primeira vez, uma equipe de preparação mental formada por psicólogos e coaches estará disponível para prestar atendimento aos participantes. Haverá ainda orientações profissionais com o programa ‘Esporte Cria’, além de ações para a prevenção e enfrentamento ao abuso, assédio e racismo com a ‘Esporte Seguro’, são algumas das ações presentes nos Jogos
Para conhecer outras informações e novos detalhes da participação do Time RJ nos Jogos Juvenis organizados pelo COB, acesse @jogosdajuventude e @esportegovrj, e acompanhe a programação.
Publicado em 31/08/2023 - 21:16