play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Quem Somos

Quem Somos

Histórico da Secretaria

A ADEM - Administração do Estádio Municipal é quem dá início ao que hoje é a Suderj - Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro. Fundada em 1947, a instituição era subordinada à prefeitura do Distrito Federal, à época, e foi criada para administrar o projeto de construção do estádio do Maracanã, que seria utilizado para a Copa do Mundo de 1950.

Com a fundação do Estado da Guanabara, devido à transferência da capital do país para Brasília, em 1960, a Adem passou a se chamar Adeg - Administração dos Estádios do Estado da Guanabara. Em 1975, quando ocorre a fusão do estado da Guanabara com o Estado do Rio de Janeiro, torna-se finalmente Suderj - Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro, como uma autarquia vinculada diretamente à Secretaria de Governo, passando a administrar complexos esportivos do Estado, para além da capital fluminense.

Em abril de 1975 é publicado o DECRETO LEI Nº 5/1975, que transforma a Adeg em Suderj, mantendo sua natureza autárquica. No mesmo mês, é publicado o DECRETO LEI Nº 25/1975, que aprova a estrutura básica da Suderj, sob a subordinação da Secretaria de Governo. 

Em 2003, através do DECRETO 32.621/2003, é instituída uma nova estrutura do Poder Executivo, na qual é fundada a Sesport - Secretaria de Estado de Esportes, estando sob sua responsabilidade a Suderj, a Fugap - Fundação da Garantia do Atleta Profissional e o CED - Conselho Estadual de Desportos. 

Quatro anos depois, em 2007, uma nova estrutura é estabelecida por meio do DECRETO 40.486/2007, sendo a Secretaria de Estado de Esportes ainda denominada como Sesport.

Em 2011, a estrutura do Poder Executivo do Governo do Estado do Rio de Janeiro passa por uma nova alteração e com o DECRETO 42.770/2010, a SETE - Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Lazer, passa a ser denominada como Seel - Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, mantendo ainda sob sua gestão a Suderj, o Fugap e o CED. 

Em 2015, pelo DECRETO 45.116/2015, a Seel - Secretaria de Estado de Esporte e Lazer passa a ser denominada Seelje - Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, quando foram transferidos para o órgão a estrutura básica da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, a Superintendência de Políticas para a Juventude, o Programa “Centro de Referência da Juventude” e a Unidade de Gestão do Programa de Inclusão Social e Oportunidades Para Jovens. 

À época também ficou estabelecido que a Suderj fosse o órgão denominado para fiscalizar o Termo de Permissão de Uso do Estádio de Remo da Lagoa. 

DECRETO 47.906/ 2021 altera a nomenclatura da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) para Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), com o anúncio da nova estrutura de governo e a criação da Secretaria de Estado de Ação Comunitária e Juventude (SEACJ).