Governo do Rio de Janeiro leva apoio a projeto com jovens carentes em Copacabana

Secretaria de Esporte e Lazer forneceu o equivalente a R$ 6,9 mil em equipamentos, por meio da contrapartida social da Lei estadual de Incentivo ao Esporte; 200 alunos foram beneficiados
Com 27 anos de existência, o Projeto Centro Esportivo de Praia Geração, em Copacabana, oferece aulas de beach soccer e futevôlei a crianças e jovens carentes da região. A localização é nobre: em frente ao hotel Copacabana Palace, nas areias mais famosas no Brasil. É lá, que 200 jovens, a maioria das comunidades do bairro, como Tabajaras, Babilônia, Cantagalo, Pavão e Pavãozinho, encontram uma chance de praticar esporte com qualidade e de maneira gratuita. Para fortalecer as atividades, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer entregou R$ 6,9 mil em equipamentos esportivos para o projeto. São bolas, redes, coletes, argolas e barreiras para treinamento funcional. Os recursos são da contrapartida social da Lei de Incentivo do Estado.
- A contrapartida social da Lei de Incentivo ao Esporte é uma forma de garantir que as empresas que recebem benefícios fiscais por investirem em projetos esportivos também contribuam para a sociedade. Elas devem destinar uma parte dos recursos para ações que promovam o acesso ao esporte a pessoas em situação de vulnerabilidade social, como projetos educacionais, inclusão de pessoas com deficiência e fomento ao esporte amador. Assim, além de incentivar o esporte, a lei também busca promover a igualdade e o desenvolvimento social - disse o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
O pedido de materiais esportivos foi feito pelos coordenadores do projeto, que queriam melhorar o atendimento – gratuito – aos alunos. São crianças a partir de 5 anos de idade até adultos nas categorias masculino e feminino, além de aulas inclusivas, para pessoas com deficiência.
– Nosso projeto foi iniciado 1996, com inúmeras crianças oriundas das muitas comunidades da região. Vivemos um mundo esportivo e social em nossa caminhada e, hoje, não posso deixar de agradecer ao apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado. Recebemos com muita alegria e entusiasmo uma quantidade de material esportivo que será super útil e necessário para darmos continuidade no projeto. Foi uma verdadeira festa para os nossos alunos. Poderemos seguir com o projeto funcionando diariamente na orla de Copacabana – agradeceu Almir Fernandes, presidente e fundador do Geração.
O investimento viabilizou a compra de bolas de futebol e futevôlei, redes oficiais para Beach Soccer, traves infantis para futsal, coletes, luvas, cones, escadas e argolas de agilidade, barreiras para treinamento funcional, entre outros materiais.
– Estou no projeto há mais de quatro anos e eu amo meus amigos e os professores. O Geração é um projeto que me identifiquei porque amo futebol. A minha irmã de seis anos já começou a fazer as aulas também e está super feliz. Agradeço muito aos treinadores pelo carinho comigo e com a minha família – disse o aluno Matheus Passamani Mello, de 11 anos.
O valor total investido é proveniente da contrapartida social da Lei estadual de Incentivo ao Esporte. Esses recursos foram gerados através do evento esportivo L'Étape Rio, de ciclismo, realizado pela Effect Esporte e Entretenimento.
Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro pelo e-mail comunicacao@esporte.rj.gov.br ou @esportegovrj.
Publicado em 11/09/2023 - 21:19