play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Secretaria de Estado de Esporte e Lazer participa de mais uma edição do COSUD, desta vez em Minas Gerais

Secretaria de Estado de Esporte e Lazer participa de mais uma edição do COSUD, desta vez em Minas Gerais
Secretaria de Esporte e Lazer participa do COSUD Minas Gerais

Esporte e inclusão estiveram presentes para a apresentação do projeto “Esporte Além do Esporte”

 

Esta semana, dias 2 e 3 de junho, ocorreu mais uma edição do COSUD - o Consórcio de Integração Sul e Sudeste cujo objetivo é consolidar a agenda de cooperação entre os governos do Sul e Sudeste, com temas que atendam às demandas econômicas, sociais e ambientais. Estiveram presentes representando a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, Eduardo Galdino, assessor de gabinete do secretário Rafael Picciani, e Renato de Paula, vice-presidente da pasta Esporte para a Saúde e PCDs, da Suderj. O fomento à prática esportiva, seja para apoiar atletas de base e de alto rendimento ou para a saúde e para incentivar a inclusão de pessoas com deficiência faz parte dos princípios do COSUD e está incluído nas ações planejadas pelo consórcio pelo viés das políticas públicas e sociais.   

- As ações planejadas no COSUD realizado no Rio de Janeiro puderam ser consolidadas no COSUD Minas Gerais, no projeto único voltado para as políticas intersetoriais e transversais - comenta o assessor Eduardo Galdino. 

Após a apresentação dos resultados de cada um dos 12 Grupos de Trabalho (GTs) pelos secretários e representantes – etapa que ganhou mais protagonismo nesta edição, os chefes do Executivo fizeram um balanço das pautas e avanços desta edição. Ao final, a Carta de Belo Horizonte – documento com compromissos firmados durante os dois dias de debates, assinado pelos sete governadores das regiões Sul e Sudeste – foi lida pela secretária de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), Elizabeth Jucá.

Na carta, os governadores dos sete estados renovaram e fortaleceram seus compromissos de atuação conjunta e cooperativa, em defesa da liberdade, da geração de emprego e renda, além da responsabilidade fiscal. O documento também reitera o pedido de formalização do consórcio, solicitando aos presidentes das Assembleias Legislativas estaduais e aos respectivos parlamentares que essa medida seja aprovada rapidamente, o que fortalecerá a atuação conjunta dos estados. Uma vez formalizado, o Cosud será o maior consórcio de estados do Brasil.

Renato de Paulo destaca o projeto “Esporte Além do Esporte”, focado em impactar toda a cadeia do contexto social, de economia à qualidade de vida e lazer. - Queremos, ainda, permitir a universalização do acesso às práticas esportivas. Temos uma grande meta de inclusão da pessoa com deficiência, doenças raras e com transtornos do espectro autista - afirma o vice-presidente da pasta Esporte para a Saúde e PCDs. 

Importância e relevância do COSUD

Com uma população de 119 milhões de habitantes, as duas regiões, Sul e Sudeste, concentram 70% do PIB nacional, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre as áreas prioritárias do consórcio estão a segurança pública, combate ao contrabando, sistema prisional, saúde, desburocratização, turismo, educação, desenvolvimento econômico, logística e transportes, inovação e tecnologia. O COSUD nasceu em Minas Gerais em 2019 e depois de quatro anos, retorna à cidade para a retomada dos debates.

 

Publicado em 07/06/2023 - 10:23