play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

No dia mundial da bicicleta, ciclistas destacam desafios e alegrias com a magrela

No dia mundial da bicicleta, ciclistas destacam desafios e alegrias com a magrela
No dia mundial da bicicleta, ciclistas destacam desafios e alegrias com a magrela

No mês de junho, Governo do Rio incentiva dois eventos de ciclismo que vão reunir os praticantes da modalidade no Rio e em Petrópolis, na Região Serrana

 

No mês em que se celebram os benefícios da bicicleta, o Governo do Rio incentiva por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer dois eventos de ciclismo no estado. O primeiro acontece no dia 18, com o Grangiro em Petrópolis, na Região Serrana. O segundo é na capital, com o L’étape Rio by Tour de France, dia 25 na Marina da Glória. Antes de contar detalhes sobre os eventos, a Secretaria de Esporte e Lazer aproveita o Dia Mundial da Bicicleta, celebrado neste sábado (3), para dar voz aos ciclistas e destacar as alegrias e os desafios que enfrentam na hora de treinar.

Um levantamento da ONG Transporte Ativo, organização da sociedade civil que desde a década de 1990 defende mais respeito e compreensão com o uso da bicicleta, mostra que dos ciclistas cariocas ouvidos, 30% disseram pedalar pelo menos cinco vezes por semana, e 26,6% disseram ter adotado o cliclismo como meio de transporte por considerar um modo de vida mais saudável. A pesquisa mostrou que dentre a turma do pedal, 26,8% afirmaram que se tivesse mais segurança e educação no trânsito utilizariam a bicicleta com mais frequência.

- Nós e o Governo do Estado estamos trabalhando em prol da mobilidade urbana pela bicicleta no Rio de Janeiro, para que haja mais respeito e harmonia entre motoristas, ciclistas, pedestres. Nós realmente desejamos que todos os dias do ano sejam o Dia Mundial da Bicicleta, dia instruído pela ONU como dia de conscientização para a saúde, meio ambiente, mobilidade urbana e economia, utilizando a bicicleta - afirma Raphael Pazos, um dos fundadores da Comissão de Segurança no Ciclismo na cidade do Rio de Janeiro. 

E a preocupação se justifica. Entre janeiro e maio deste ano, o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro registrou 1.047 acidentes envolvendo colisões e atropelamentos de ciclistas.

A maior parte dos ciclistas ouvidos declarou ter entre 20 e 29 anos (28,3%) seguido daqueles que estão entre 30 e 39 (24,7%) e 40 e 49 anos (18,5%). Como prática social, a pesquisa mostrou que 63,3% utilizam a bicicleta como meio de transporte nas horas de lazer. Dos que pedalam em grupo, 27% saem de casa pelo menos duas vezes por semana, enquanto 15% disseram se reunir semanalmente por mais de três vezes. 

Sábado e domingo são os dias preferidos para 28% dos entrevistados, mas terças e quintas-feiras também registram, respectivamente, a presença de 16% e 12% da turma do pedal. Para 52% dos entrevistados o percurso é longo: 52% declararam pedalar por mais de 50km cada vez que sai com a bike, enquanto que 27% disseram usar a bicicleta em trajetos de 31km a 40km. Em média, 33% relataram passar de 3 a 5 horas no pedal e 15% até 8h a cada pedalada.

No Rio, eventos de ciclismo são destaques

Para celebrar a prática do ciclismo, no próximo dia 18 atletas e amadores vão poder escolher entre os 38km ou 56km do percurso estabelecido pelo Grangiro, que também terá provas para crianças e adolescentes, de 4 a 14 anos. Com a promessa de muita natureza e adrenalina, a etapa será realizada no Sítio São José Bike Club, localizado no Vale do Cuiabá, região reconhecida mundialmente na cena moutain bike. 

Já no dia 25 é a vez do L’Étape Rio by Tour de France, desafio realizado em um percurso majoritariamente plano, que possibilita uma prova rápida e de pelotão circundando os principais pontos turísticos e as mais belas paisagens do Rio de Janeiro, com ponto de encontro na marina da Glória. Saiba mais clicando aqui (link do evento) e aqui (link do evento).

 

Publicado em 05/06/2023 - 17:31