Lei de Incentivo ao Esporte ajuda a formar campeões internacionais de Badminton na Comunidade do Chacrinha, Zona Oeste do Rio

Equipe do projeto Miratus Badminton e atletas medalhistas de ouro, visitaram a Secretaria de Esporte e Lazer para agradecer a vitoriosa parceria
A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, recebeu nesta terça-feira, (14), a equipe do projeto Miratus Badminton, da comunidade do Chacrinha, na Praça Seca, Zona Oeste da capital. O grupo veio conhecer o espaço, trazer as medalhas que seus jovens atletas conquistaram nos Jogos Pan e Sul-Americanos, e mostrar todo o resultado de um trabalho triunfante, viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Estado.
Atualmente, cerca de 200 crianças e adolescentes de 5 a 20 anos são atendidos graças a essa parceria. Desse total, 16 alunos do projeto são beneficiários do Bolsa Atleta RJ, iniciativa de fomento ao esporte do Governo do Estado. Todos os jovens presentes neste encontro são medalhistas de ouro em jogos Pan ou Sul-Americanos, e todos representaram o Rio de Janeiro e Brasil em competições nacionais e internacionais. Sebastião Dias de Oliveira, diretor técnico do Miratus, ressaltou o quanto projetos como esses, que viabilizam e incentivam o esporte – principalmente nas regiões mais marginalizadas – têm a poderosa influência de conduzir os jovens para uma realidade de conquistas e realizações.
O coordenador do projeto e também medalhista dos jogos Sul-Americanos Assunção 2022, Donnians Oliveira, se dedica integralmente ao projeto fundado pelo seu pai, Sebastião. Para ele, poder ajudar os jovens a chegarem onde ele chegou, e ir até mesmo além, é muito gratificante.
- Eu, particularmente, quando comecei, não tinha expectativa de nada. Depois que eu descobri o Sebastião e o badminton, eu não consegui mais sair de lá, porque era atrativo e uma coisa que me dava sentido. E hoje eu estou aqui, com todas essas medalhas. Eu quero dizer que é de extrema importância tudo o que ele fez e tudo o que vocês estão fazendo - disse o atleta campeão Pan-Americano com ouro no simples masculino, dupla masculina e duplas mistas, Renan Melo.
A principal função que a Lei de Incentivo Estadual se propõe a desempenhar é a de ser um instrumento do Estado para ajudar boas ideias a saírem do papel.
Texto e Foto: Nathalia Massucato/Divulgação Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro
Publicado em 14/03/2023 - 22:23