Jogos Escolares Brasileiros 2023: delegação fluminense conquista 39 medalhas de ouro

A equipe do Rio de Janeiro recebeu passagem aérea e uniforme do Governo do Estado, e apresentou um dos 5 melhores desempenhos na competição, realizada em Brasília
O desporto escolar do Rio de Janeiro teve um novo destaque em uma disputa nacional. A delegação fluminense, com 252 representantes, fez história nos Jogos Escolares Brasileiros, o JEB 's 2023, realizado em Brasília, entre os dias 27 de outubro e 9 de novembro. Com 39 medalhas de ouro, os atletas sacudiram a bandeira do Rio de Janeiro ao término das provas, registrando um dos 5 melhores desempenhos entre as 27 equipes que participaram das disputas - não há quadro geral de medalhas nesta competição, a perfomance é analisada com base nos boletins de resultados.
Com 207 atletas competindo em todas as 18 modalidades, o Rio de Janeiro está consolidando sua posição como potência esportiva no cenário nacional. No total, foram 86 medalhas conquistadas, 22 de prata e 25 de bronze.
– Mais uma vez, a delegação que representou estado do Rio de Janeiro demonstrou a importância da iniciação esportiva para os jovens. Isso estimula desde cedo a prática, a disciplina e o respeito ao próximo, valores fundamentais no esporte e na sociedade. Quero parabenizar a cada atleta, cada familiar que preparou seu filho para esse momento, cada técnico e integrante dessa delegação que colocou o Rio em posição de destaque em mais uma competição nacional — disse o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
A delegação fluminense contou com apoio do Governo do Rio, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, e da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (Feerj).
Além da inscrição dos atletas e do custeio de 50% das passagens áreas para as equipes que foram competir (a outra metade foi paga pelo Ministério do Esporte), um kit atleta personalizado, com casaco, calça, blusas, meias, tênis, mochila e garrafa modelo squeeze foi entregue às equipes, com recursos da contrapartida social da Lei de Incentivo ao Esporte do Rio de Janeiro.
Para os participantes, a competição traz experiências transformadoras e dá início a muitas trajetórias profissionais de sucesso. A atleta de atletismo Ketley Mara Teixeira saiu bastante emocionada após participar pela primeira vez de uma prova nacional.
– O JEB's é a minha primeira competição viajando para longe. Agradeço aos meus professores por essa experiência, estou muito emocionada. Também é a minha primeira competição de barreira e ainda saí campeã – comemorou, sem conseguir conter as lágrimas.
Cláudia Faceira, professora de atletismo e técnica da delegação fluminense, também comemorou o resultado da equipe e ressaltou a relevância do JEB’s para os estudantes-atletas.
— Significa sonhos conquistados: a primeira viagem, a primeira competição nacional e o primeiro local onde eles conseguem se afirmar como atletas. É muito bom poder estar junto, colaborar e ver o crescimento e o desenvolvimento desses jovens – pontuou a treinadora.
O esporte começa aqui
A competição nacional, que reúne jovens estudantes-atletas de todas as regiões do país, com idades entre 12 e 14 anos, oferece a oportunidade de competir em um nível de excelência e representar seus respectivos estados. Os Jogos Escolares Brasileiros marcam o começo das carreiras esportivas para muitos deles, já que boa parte está competindo pela primeira vez, dando início a uma empolgante jornada esportiva.
Para além das medalhas, o JEB's representa a oportunidade de competir com atletas de todo o país e reforça o intercâmbio cultural nacional.
– Os Jogos Escolares Brasileiros têm como objetivo transformar um evento esportivo em uma oportunidade para potencializar o desenvolvimento humano. Nossos estudantes-atletas além de participarem de competições esportivas de excelência, também podem ter a experiência do turismo, da cultura e do intercâmbio – afirmou o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), responsável pelos Jeb’s, Antônio Hora.
O JEB’s teve apoio dos estados participante e da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte.
Publicada em 11/11 às 11h30