play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Alunas do CRJ de Manguinhos recebem novas sapatilhas para reforço nas aulas de balé

Alunas do CRJ de Manguinhos recebem novas sapatilhas para reforço nas aulas de balé
Alunas do CRJ de Manguinhos recebem novas sapatilhas para reforço nas aulas de balé

Com apoio da contrapartida social da Lei estadual de Incentivo, calçados foram entregues pela Secretaria de Esporte e Lazer

 

As alunas de balé e  jazz do Centro de Referência da Juventude (CRJ) de Manguinhos, região atendida pelo programa Cidade Integrada, do Governo do Estado, receberam nesta sexta-feira (10/11), 42 pares novinhos de sapatilhas de balé.  Os calçados foram adquiridos com recursos da contrapartida social da Lei estadual de Incentivo ao Esporte e entregues pela Secretaria de Esporte e Lazer.

 

- Todo evento de cunho privado que se beneficia da Lei de Incentivo tem como obrigação destinar até 20% do valor captado em patrocínio para a contrapartida social. Esses recursos podem ser usados para fomentar e levar mais esporte e lazer para a população, sobretudo nas regiões do estado que mais precisam, como nos determina o governador Cláudio Castro. Este instrumento é uma janela de oportunidades e um indutor de desenvolvimento social - disse o secretário de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.

 

A Lei de Incentivo ao Esporte do Rio de Janeiro possui um mecanismo chamado contrapartida social, que possibilita que parte do patrocínio recebido em eventos esportivos seja revertido para o fortalecimento do esporte em todo o estado do Rio.

 

Os recursos são destinados a ações que buscam fomentar as práticas esportivas e gerar impacto social nas regiões atendidas. Isso inclui desde o esporte olímpico e paralímpico, passando pelo profissional até o apoio aos atletas em formação. A iniciativa também contempla políticas públicas em áreas com pouco acesso a serviços e grande vulnerabilidade social.

 

Hoje o CRJ de Manguinhos, administrado pela Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável,  tem cerca de 50 alunas atendidas pelas aulas de jazz e balé. As crianças são moradoras das comunidades de Manguinhos, Mandela, Jacarezinho, Cohab e adjacências.

 

Com idades entre quatro e 19 anos, a nova geração de dançarinas se inspira nos ex-alunos do CRJ, hoje profissionais de sucesso, para um dia também se tornarem profissionais da arte.

 

- Estou muito feliz por ter recebido essas sapatilhas maravilhosas, elas serão muito bem utilizadas pelas crianças. As alunas têm carência de materiais para as atividades esportivas, e dessa vez elas vão poder ficar tranquilas com relação às sapatilhas, porque vão poder utilizá-las nas apresentações de dança. Muito obrigado a todos do governo estadual que nos apoiaram com essa doação - comemorou a professora de jazz e balé do CRJ Manguinhos,  Munike Namour.

 

Namour, de 35 anos,  está no CRJ Manguinhos desde 2015. A profissional da dança desde os anos 2000, quando ajudava a mãe dando aulas de dança no projeto social criado por ela, tem uma trajetória de sucesso. No seu currículo, estão apresentações na Copa do Mundo no Brasil e nos Jogos Pan-Americanos, ambos em 2007, as Olimpíadas de 2016 e a Jornada Mundial da Juventude de 2013.

 

Este ano, mais de 70 eventos esportivos nacionais e internacionais foram realizados no estado do Rio de Janeiro com apoio da Lei estadual de Incentivo ao Esporte. Dentre eles, o Rio Open, maior torneio de tênis da América do Sul, e único da ATP no Brasil, o Vivo Rio Pro, etapa sul-americana da WSL, maior campeonato de surfe do mundo. Parte dos recursos do patrocínio foi destinados à contrapartida social e direcionados a ações como o Projeto Namour, no CRJ de Manguinhos.

 

Publicada em 11/11 às 11h30