Com festa, reforma e nova área kids, Parque Aquático Júlio Delamare comemorou 45 anos nesta sexta-feira

Equipamento do Governo do Estado é um dos maiores do gênero na América Latina e atualmente recebe mais de 5 mil alunos em aulas gratuitas de natação, hidroginástica, polo aquático e saltos ornamentais
Foram mais de 8 horas de atividades para celebrar, nesta sexta-feira (15/09), o 45º aniversário do Parque Aquático Júlio Delamare, no Complexo Esportivo do Maracanã. Com a inauguração da nova área kids, da cantina e também dos banheiros e vestiários, as comemorações contaram com a entrega da carteirinha institucional para os 450 alunos da natação infantil que se juntam às atividades gratuitas do equipamento neste mês de setembro.
Apresentações de nado sincronizado, saltos ornamentais e até um super aulão de zumba para os participantes movimentaram a festa, embalada pela banda do 5º Batalhão de Guarda do Exército. Com os portões do equipamento do Governo do Rio abertos, o dia começou com um café da manhã comunitário. Em seguida, o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rafael Picciani, anunciou a abertura do novo espaço dedicado aos filhos dos alunos que frequentam as aulas.
— O Governo do Rio está fazendo melhorias neste equipamento, que é um ícone dos esportes aquáticos. E a entrega da área kids é mais uma conquista da população, porque era uma demanda muito grande das mães que precisam fazer uma atividade física, muitas vezes até por orientação médica, e não têm com quem deixar seus filhos. Hoje já são mais de 5 mil alunos, mostrando que este espaço, que também é centro de treino para atletas do alto rendimento e recebe competições e campeonatos, tem papel fundamental na promoção da excelência nos esportes aquáticos no Rio de Janeiro — celebrou o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
Ao longo de seus 45 anos de história, o Parque Aquático Júlio Delamare foi palco de inúmeros eventos esportivos, desde competições regionais até campeonatos internacionais. Este ano, o calendário de eventos e competições foi retomado, com a realização do campeonato Brasil Open de Polo Aquático, promovido pela Liga Brasileira de Polo Aquático, e do Festival de Saltos Ornamentais, que homenageou o ex-saltador Milton Machado Braga, que realizou a exibição de inauguração do parque, em 1978.
Hoje o equipamento localizado no portão 4 do Complexo Esportivo do Maracanã conta com aulas de natação, hidroginástica, polo aquático e saltos ornamentais, realizadas nos turnos da manhã, tarde e noite, para os públicos adulto e infantil.
Além das atividades abertas à população, o parque aquático também é centro de treinamento para atletas de alto rendimento, como Bernardo Ramos, de 10 anos, que ficou com o bronze no campeonato Sul-Americano, em Buenos Aires, e Gabriel Perdigão, de 16, que levou o ouro no Campeonato Brasileiro de High Diving e na última quarta-feira (12/09) arrebatou a medalha bronze no Pan-Americano de Lima, no Peru.
Ambos pertecem à equipe do projeto Rio 21, uma associação desportiva sem fins lucrativos que incentiva a prática esportiva por meio de modalidades Olímpicas como saltos ornamentais. O idealizador da Rio 21, Renato Antunes, explica que projeto foca na prática esportiva como meio de inclusão social e formação de jovens talentos para o esporte fluminense. Ele diz que no Parque Aquático Julio Delamare a equipe conta, inclusive, com atletas que representam a Seleção Brasileira.
— A ideia de treinar a equipe principal no Júlio Delamare foi para estimular e servirem de exemplo para as crianças do projeto social, pra elas verem que um dia podem chegar lá também. Vendo crianças de idade mais próximas representando o país e sendo campeãs brasileiras, a criança que está aqui acaba pensando: "Se ele consegue, eu também consigo" — disse Renato Antunes.
Aos 95 anos e pela primeira vez em uma piscina
As comemorações pelo aniversário do Parque Aquático Júlio Delamare aconteceram em meio às aulas que são realizadas no local — que incrementaram ainda mais a programação. Aos 95 anos e cheio de disposição, o aposentado Severino Fernandes da Silva virou aluno do equipamento do Estado há apenas três meses. Severino conta que foi a primeira vez, em toda sua vida, que ele entrou em uma piscina.
— Tive um pouco de medo, mas o salva-vidas segurou a minha mão, me falou para descer devagar, me confortou. Quando entrei na água, eu senti muito emoção, a temperatura estava morna, logo acostumei. Hoje eu sou feliz, conheci novas pessoas, fiz amigos, e agora em vez de ficar em casa deitado, eu estou aqui fazendo movimento e cuidando da saúde — relatou Severino, após a aula comemorativa com direito a parabéns.
Com 18.515 metros quadrados, piscina olímpica de 50 metros, piscina de aquecimento de 35 metros e uma piscina de saltos ornamentais de 5 metros, o Parque Aquático Júlio Delamare é um dos maiores do gênero da América Latina. Desde janeiro, o equipamento recebeu R$ 1.5 milhão de investimentos do Governo do Rio, por meio da Emop-RJ, em melhorias para a manutenção do espaço.
Publicado em 16/09/2023 - 19:02