play

ouça ao vivo - A Rádio do Rio - 94 FM

Rádio Roquette Pinto

Time RJ tem desempenho histórico no JEB's 2022

Time RJ tem desempenho histórico no JEB's 2022
Secretário alessandro carracena no podio da natação

A edição do Jogos Escolares Brasileiros deste ano foi histórica para a delegação do Estado do Rio de Janeiro. Além de ter sido a que contou com o maior número de integrantes, também foi a que registrou o maior número de medalhas, principalmente de ouro.

Vale ressaltar que no JEB's existem quatro séries diferentes de qualificação para o pódio. A principal é a chamada "Série Ouro", mas também existem as séries "Prata", "Bronze" e "Cobre", que são disputadas pelos competidores eliminados ao longo da disputa até a final da sua modalidade.

Dentro dessa perspectiva, o Time RJ conquistou bem mais medalhas de ouro da Série Ouro do que no ano passado. Outro dado importante, é que baseado nos resultados de 2021, 18 estudantes conseguiram Bolsa Atleta para o ano de 2022, sendo que metade desses jovens era de uma equipe de vôlei. Já na edição deste ano, não houve nenhum ouro da "Série Ouro" em esporte coletivo, mas tivemos 26 atletas de esportes individuais que conquistaram o direito de pleitear os benefícios do Bolsa Atleta para 2023.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, assinou uma parceria com a CBDE - Confederação Brasileira do Desporto Escolar, onde viabilizou a hospedagem dos quase 6 mil atletas de todos os 27 estados. O secretário Alessandro Carracena comemorou o desempenho do Time RJ.

"Parabéns a todos os atletas que se empenharam ao máximo para conquistar medalhas para o nosso Estado. Foram dias de muito empenho, coroados com um número recorde para a delegação Fluminense. Que sigamos fomentando a prática esportiva para esses jovens, pois o esporte é um dos grandes agentes de transformação social e formação de pessoas", disse o secretário.

Confira o quadro de medalhas alcançadas pelo Time RJ:

Série Ouro
Ouro: 26
Prata: 23
Bronze: 12

Série Prata
Ouro: 3
Prata: 8
Bronze: 7

Série Bronze
Ouro: 7
Prata: 4

Série Cobre
Ouro: 1
Prata: 1

Total de medalhas nas 4 séries
Ouro: 36
Prata: 32
Bronze: 24

Total de medalhas conquistadas: 92